Jesus Cristo, no sermão da montanha, quando pregou aos judeus que se juntaram aos milhares para ouvi-lo, falou:
Eu, porém, vos digo que não resistais ao mal; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra Mateus 5:39
A parábola está em Mateus, mas quem nos ensina é o apóstolo Pedro no evangelho de João através desta passagem:
E, depois de terem jantado, disse Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de Jonas, amas-me mais do que estes? E ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta os meus cordeiros.
Tornou a dizer-lhe segunda vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Disse-lhe: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas.
Disse-lhe terceira vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Simão entristeceu-se por lhe ter dito terceira vez: Amas-me? E disse-lhe: Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo. Jesus disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas. João 21:15-17
A tradução para o português da Bíblia, segundo o Padre Marcos da Igreja Católica paróquia do Leblon-RJ, está pobre e não relata a profundidade do diálogo.
A verdade deste diálogo é que Jesus esbofeteou Pedro através de suas perguntas, o que causou tristeza profunda em Pedro. Na segunda pergunta que Jesus fez a Pedro, a INTENSIDADE da pergunta foi maior que a anterior. Soaria como: você REALMENTE me ama? E a terceira pergunta foi ainda mais profunda, mais terrível. Soou como uma dúvida à última resposta de Pedro.
Jesus continuou e mandou que Pedro o seguisse. Quando Pedro percebeu que João também O estava seguindo, o coração ciumento e possessivo de Pedro interpelou Jesus, como vemos na passagem abaixo:
… E, dito isto, disse-lhe: Segue-me.
E Pedro, voltando-se, viu que o seguia aquele discípulo a quem Jesus amava, e que na ceia se recostara também sobre o seu peito, e que dissera: Senhor, quem é que te há de trair?
Vendo Pedro a este, disse a Jesus: Senhor, e deste que será?
Disse-lhe Jesus: Se eu quero que ele fique até que eu venha, que te importa a ti? Segue-me tu. João 21:19-22
Neste momento Jesus esbofeteou novamente Pedro, porque suas palavras soaram como uma outra bofetada.
Então esta passagem Pedro nos ensina o que é “dar a outra face”. Pedro havia sido ofendido por Jesus Cristo e ainda sim o seguiu oferecendo-se para novo açoite e até mesmo a morte (que aconteceu anos depois). Ao demonstrar seu ciúme inconfundível, Pedro acabou aprendendo que amava Jesus, pois o sentimento de ciúmes é também prova de amor.
A imagem de Pedro seguindo Jesus depois de tê-lo negado é um sinônimo de todos nós! Porque todos nós já negamos Cristo, todas as vezes que pecamos. Todos os homens de boa fé imitam Pedro: todos nós negamos Cristo e depois, arrependidos, O seguimos.
No entanto, poucos toleram a segunda bofetada, como fez Pedro. Ficam pelo caminho, como está escrito:
E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.
Mateus 7:14
Muito legal cara!!!É a porta é estreita.
Prezado irmão, gostei da visão retirada do texto que nos proporciona ensinamento. O que é da o outro lado da face? Muitas vezes levamos para o lado do prejuizo, da traição entre outras situações, mas aprendemos com Pedro que independente do diálogo, das perguntas, das respostas, do que esperamos, precisamos continuar amando uns aos outros. E por tudo isso, Pedro não desiste, talvez faltasse a ele respostas precisas, mas Pedro demonstrou o amor, com a atitude, com o apascentar.
VOU DISCORDAR DA SUA OPINIÃO, JESUS ESTAVA LITERALMENTE DOUTRINANDO SEUS SERVO COM RESPEITO AO MUNDO DE ADVERSIDADE QUE TODOS IRIAM ENFRENTAR, E PARA SER DISCIPULOS TINHA QUE SE TER A NATUREZA VINDA DO PRÓPRIO SENHOR. PARA TER PARTE DA VIDA ETERNA. VÊ
Isto também é verdade.
Bacana o texto.
A melhor explicaçaõ, queria que muitos pudessem entender isso. Pena que nem todos tem um dialogo aberto para tal.
ao meu ver as duas explicações estão corretas mesmo sabendo o quanto é difícil amar a quem nos faz mal e aceitar aquele que aponta os nossos erros mas são essas coisas que nos diferenciamdaqueles que não seguem JESUS.