Jesus estava pregando para uma multidão quando avistou Pedro e outros pescadores após um dia de trabalho e os ordenou que Lhe ajudassem:
E aconteceu que, apertando-o a multidão, para ouvir a palavra de Deus, estava ele junto ao lago de Genesaré;
E viu estar dois barcos junto à praia do lago; e os pescadores, havendo descido deles, estavam lavando as redes.
E, entrando num dos barcos, que era o de Simão, pediu-lhe que o afastasse um pouco da terra; e, assentando-se, ensinava do barco a multidão. Lucas 5:1-3
Conclui-se, pela passagem, que os pescadores já haviam decidido ir descansar, mas preferiram seguir a palavra do Cristo. As solicitudes da vida (descansar, comer, trabalhar) não fizeram aqueles homens parar: antes seguiram a Jesus.
E, quando acabou de falar, disse a Simão: Faze-te ao mar alto, e lançai as vossas redes para pescar.
E, respondendo Simão, disse-lhe: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos; mas, sobre a tua palavra, lançarei a rede.
E, fazendo assim, colheram uma grande quantidade de peixes, e rompia-se-lhes a rede. Lucas 5:4-6
Pedro deveria estar exausto quando Jesus ordenou-o seguir para o mar alto, pois já havia trabalhado toda uma noite, sem sucesso. O experiente pescador acreditava em sua própria capacidade de avaliar o mar e duvidou da eficiência da pescaria, mas obedeceu Jesus Cristo mais uma vez: sobre a tua palavra, lançarei a rede.
Importante observar que a pesca foi tão boa que sozinhos não puderam contê-la! Tudo isso porque seguiram a Jesus. Esta passagem confirma:
Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes. Malaquias 3:10-11
E por um acaso o dízimo não é cumprir os mandamentos de Deus? Pois Pedro obedeceu o Cristo, mesmo cansado e frustrado, colocando seu barco, o objeto de seu sustento, a serviço de Jesus. A recompensa foi enorme, maior do que ele poderia imaginar!
Continuando em Lucas, os pescadores não foram capazes de abraçar todas as bênçãos:
E fizeram sinal aos companheiros que estavam no outro barco, para que os fossem ajudar. E foram, e encheram ambos os barcos, de maneira tal que quase iam a pique. Lucas 5:7
“Equipe”. Pedro não foi sovina, egoísta. Chamou outros para ajudar e havia bênçãos para todos pois também está escrito:
… A herdade de um homem rico tinha produzido com abundância;
E ele arrazoava consigo mesmo, dizendo: Que farei? Não tenho onde recolher os meus frutos.
E disse: Farei isto: Derrubarei os meus celeiros, e edificarei outros maiores, e ali recolherei todas as minhas novidades e os meus bens;
E direi a minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga.
Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? Lucas 12:16-20
Caso Pedro e os que estavam com ele no barco tentasse ficar com tudo, com certeza o barco afundaria e toda a pescaria se perderia!
Finalmente a mais bela lição destas escrituras:
E vendo isto Simão Pedro, prostrou-se aos pés de Jesus, dizendo: Senhor, ausenta-te de mim, que sou um homem pecador.
Pois que o espanto se apoderara dele, e de todos os que com ele estavam, por causa da pesca de peixe que haviam feito. Lucas 5:8-9
Ah, como Deus gosta do agradecimento… Quando recebermos bênçãos do Senhor, regozijemos! Cantemos glória ao Pai em júbilo e gritemos o quanto Ele é bom!
Assim procederemos porque está escrito:
Digo-vos que, se estes se calarem, as próprias pedras clamarão. Lucas 19:40
Obrigada,Alessandro Marlos , por dividir comigo sua pesca!!!! Jesus seja bendito na sua vida e te abençoe!!!!! ;N tenhas medo de nada…podes lançar seus barcos sobre o mar e o Senhor Deus q está no controle tudo o fará para que retorne …
Obrigado Alessandro Marlos…pela fe em Deus ore por mim…preciso muito de Deus em minha vida. Familiar, espiritual finanças, trabalho… que Deus te ilumine sempre com tua luz.!!!
Eu vou orar por você e por mim. Neste minuto. Amém.